06 março, 2014

Biológico em Lisboa

Segundo a Agrobio - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica - existem 12 razões para preferir o biológico: valor nutritivo, sabor, saúde, solo fértil, água pura, biodiversidade, certificação, mundo rural, dignidade do agricultor, educação, emprego e futuro. 
Acredito em todos estes valores e por todas as razões acredito principalmente que os produtos biológicos poderão ser um futuro a preservar pela sua inovação aliada ao respeito pela natureza, biodiversidade e sazonalidade.
Infelizmente têm ainda um alcance dificultado em muitos locais do país apesar do aumento da preocupação com estas questões tanto a nível ambiental como de saúde.
Contrariamente, em Lisboa existe já uma oferta considerável de locais onde poderão ser adquiridos.
É de referir dois importantes supermercados totalmente biológicos, o Brio e Miosótis, ambos apresentando todo o tipo de produtos desde os frescos aos secos. Gosto sempre de visitar a Miosótis e descobrir produtos interessantes, saborosos e de elevado valor nutricional adequados a experiências culinárias.

Rebentos Cress Roxa - Miosótis

Também no Mercado da Ribeira existe a possibilidade de adquirir biológico com a loja da Herdade do Freixo do Meio aí localizada onde se podem encontrar produtos produzidos na Herdade.

Selecção de vegetais - Brio e Herdade do Freixo do Meio

O Mercado do Principe Real é talvez o mais importante ponto de encontro biológico de toda a região. Realiza-se aos Sábados das 8h às 14h e tem uma elevada afluência tanto de clientes como produtores. 
Também o Mercado Agrobio realizado no Campo Pequeno todos os Sábados das 9h às 14h.



Existem muitos outros locais em Lisboa onde se poderão encontrar produtos biológicos. Apenas referi aqueles que visitei.

Sem comentários:

Enviar um comentário