03 dezembro, 2013

Um palpite e mais qualquer coisa

De um Palpite Branco degustado no restaurante 100 Maneiras aqui referido no post "Em jeito de comemoração", surgiu uma visita à Adega Fita Preta.
Conhecido o Palpite, veio o interesse e a visita ao site. Curiosamente a adega localizava-se próximo do sítio onde estava e daí a ideia de visitá-la. 
Uma pronta resposta indicou-me que não dispunham de serviço oficial de enoturismo mas que teriam todo o prazer em receber quem os quisesse visitar e dar a conhecer os vinhos.
E assim foi...e assim fiquei a conhecer mais sobre a Fita Preta, o Palpite e os restantes vinhos: Sexy, Fita Preta e Preta. 
A recepção foi feita por um dos enólogos que nos falou da história da Fita Preta e dos seus vinhos. Falou-nos dos testes que são feitos na adega, da forma de produção em que o objectivo máximo é preservar os sabores e aromas provenientes das uvas. Falou-nos da sua experiência e de outros enólogos em vindimas em grandes zonas produtoras de vinho no mundo, das dificuldades iniciais com a aceitação de um vinho com aparência moderna feito por jovens enólogos (Sexy) e falou-nos de como o reconhecimento de um bom trabalho chegou através de prémios conseguidos no estrangeiro.
E para conhecer um vinho nada melhor que prová-lo. 
Foi feita a prova das três gamas de vinhos e comprovado o reconhecimento que a Fita Preta está a conseguir. 
Os vinhos, trabalhados com conhecimento e gosto, são de facto muito bons. Confesso que fui surpreendida pelo Sexy pois, tal como muita gente, tinha o preconceito que um vinho com este nome e imagem não seria bom. Estava completamente enganada, os vinhos não se avaliam por nomes ou imagem de rótulos.
A conversa prolongou-se, falou-se um pouco sobre os vinhos em Portugal, sobre o serviço de vinhos na restauração e contaram-se algumas histórias engraçadas sobre a Fita Preta. Sempre com um evidente amor à profissão notou-se um entusiasmo forte por aquilo que se faz e só assim se atingem objectivos e se criam bons produtos.
Um muito obrigado à Fita Preta e o desejo de continuação de boas produção pois por aqui fiquei fã.

Sem comentários:

Enviar um comentário