23 janeiro, 2014

Num antigo estábulo no Minho

"De um estábulo do séc.XVIII e da sã loucura de um casal nasce o Ferrugem, um restaurante que tem como ingredientes a hospitalidade e as raízes populares da cozinha portuguesa, condimentados com criatividade e inovação." (Ementa Ferrugem)

Tomei conhecimento do Ferrugem depois de Dalila e Renato Cunha terem apresentado o Pastel (de bacalhau) com nata no Peixe em Lisboa e o interesse na visita ao restaurante surgiu numa visita ao Mercado do Bom Sucesso no Porto onde o Ferrugem marca presença com alguns dos seus produtos como o famoso pastel (de bacalhau) com nata e a manteiga de azeite, ambos produtos registados.
O restaurante, localizado num antigo estábulo, é um espaço pequeno e acolhedor, com uma lareira acesa ao fundo da sala, sempre agradável nestes dias frios.
Da ementa apenas constam menus: o da estação, degustação em 4 momentos, degustação em 6 momentos e júnior.
Optou-se pelo Menu da Estação que possibilitava a escolha em 3 Momentos, com quatro opções para cada momento.
Foi servido como "Preludio", pão caseiro e a manteiga de azeite, já provada no Porto. Este é um produto muito interessante que vem numa bisnaga imitando as antigas pastas de dentes portuguesas Couto.
Nas entradas experimentou-se o "caviar português (ovas de sardinha, caviares de vinagre, tomate, broa de milho, ervas finas e espuma de azeite)" e "entre o panadinho e o molho verde, venha o polvo e escolha!". A primeira, leve com aromas frescos e um empretamento muito apelativo, feito numa lata de conserva e decorado com coloridas flores comestíveis e a segunda um lolipop de polvo com maionese de ervas aromáticas, saboroso, notando-se os troços de polvo mas com o sabor da fritura um pouco carregado.
Em seguida foi servida a "Saudação dos Chefes" "o caldo verde e a broa de milho tostada com azeite" que consistiu num creme verde acompanhado de uma tosta de broa de milho, um prato reconfortante.
No segundo momento optou-se pelas "lascas de bacalhau com azeite transmontano e coral de negrinha de freixo, legumes salteados e crocante de grão de bico com chouriço" e pela "costela mendinha e a falsa batata a murro num prado de grelos e outros legumes", ambos muito bem confeccionados e saborosos.
Quanto a sobremesas as escolhas recairam sobre o clássico "pêra rocha do oeste em geleia de vinho do porto sobre tarte de queijo fresco" e uma interpretação da doçaria tradicional do baixo minho num "tributo ao abade de priscos", a qual se revelou de uma doçura extrema como ditam as regras de doçaria tradicional.


A experiência gastronómica foi muito agradável e apesar da sua localização, numa aldeia do Minho afastado dos grandes centros populacionais, este é um restaurante que vale a pena visitar. O ambiente é descontraído e nota-se o interesse pelos produtos da região respeitando a sazonalidade. Destaque ainda para a simpática visita que Renato Cunha faz a cada mesa, cumprimentando os seus clientes.

Ferrugem
Rua das pedrinhas, 32, 4770-379 Portela Vila Nova de Famalicão
tel. 252 911 700
(A forma mais fácil de aqui chegar são mesmo as indicações promenorizadas que são fornecidas no site.) 

Sem comentários:

Enviar um comentário